GyurmeTsulKhenpo Gyurme Tsultrim nasceu no distrito de Mugu, no oeste do Nepal em 1969, e estudou a leitura e a escrita com seu tio. Aos treze anos, conheceu Dilgo Khyentse Rinpoche e tornou-se um dos primeiros monges no Mosteiro Shechen Tennyi Dargyeling, no Nepal. Em 1985, como a Universidade Monástica de Shechen ainda não estava construída, Khyentse Rinpoche mandou-o para a Universidade Monástica de Dzongsar na Índia para aí completar os seus estudos superiores.

Estudou durante seis anos e, em seguida, completou os três últimos anos de seu estudo na Universidade Nyingmapa de Palyul, no Mysore, na Índia. Ele tornou-se o primeiro monge do Mosteiro Shechen, no Nepal, para atingir a classificação de Khenpo, o equivalente a um douturamento. em 1996. Atualmente Khenpo Gyurme Tsultrim é o vice-abade do mosteiro, e leciona na sua faculdade. Ele viajou para a Europa várias vezes para dar ensinamentos e supervisiona muitas das atividades do mosteiro.

Biografia de Khenpo Tsultrim (em inglês)

Khenpo é uma pessoa maravilhosa, extremamente simples e calorosa, apesar do seu imenso conhecimento e das suas grandes responsabilidades.