Ringu Tulku

Ringu Tulku Rinpoche é um eminente mestre budista muito estimado nos centros do Dharma espalhados por todo o mundo, pela sua erudição e pelo estilo comunicativo dos seus ensinamentos que são dados em inglês. Foi reconhecido como a reencarnação do abade do mosteiro de Rigul no Tibete. Obteve o diploma de Acharya da Universidade de Varanasi e Sua Santidade o XVI Gyalwa Karmapa conferiu-lhe o título de Khenpo.

Recebeu ainda o título de Lopön Chenpo da International Nyingma Society. Os mestres principais de Ringu Tulku foram o XVI Gyalwa Karmapa e Kyabjé Dilgo Khyentse Rinpoche. Estudou e praticou sob a direcção de muitos lamas eminentes de todas as tradições do budismo tibetano e publicou, entre outras, uma obra sobre o primeiro Jamgön Kongtrul e o movimento rime.

Desde 1990 tem viajado e ensinado o budismo e a meditação em mais de 50 Universidades, Institutos e Centros Budistas na Europa, USA, Canada, Austrália e Ásia. Participou ainda em vários diálogos inter-religiosos. É autor de vários livros de Budismo e de alguns livros para crianças em tibetano e várias língua europeias.

Foi o fundador de Bodhicharya, uma organização internacional que coordena actividades em vários campos, a nível mundial. Os domínios de actividade são bastante vastos e incluem centros do Dharma, publicações, contactos inter-religiosos, projectos de desenvolvimento no Tibete e países do terceiro mundo, saúde, ambiente, arte, etc. O objectivo de Bodhicharya é tornar o nosso mundo um sítio mellhor para todos podermos viver.

Biografia de Ringu Tulku (em inglês)

Rinpoche é um dos meus principais mestres. Sinto-me muito em harmonia com a sua forma de ensinar que tem sido uma fonte de inspiração para mim. A sua proximidade, humor e simplicidade fazem dele um ser realmente excecional. Sinto-me muito feliz por ter podido trazer para Portugal a Bodhicharya.