rabjam2

rabjam3

Rabjam Rinpoche nasceu em 1966. Neto de Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, foi reconhecido pelo XVI Gyalwa Karmapa como a VII encarnação de Shetchen Rabjam Rinpoche, abade de Shechen e um dos mestres espirituais de Dilgo Khyentse Rinpoche.

Este último conta que, um dia, durante uma peregrinação ao Nepal depois da invasão comunista, teve um sonho com os seus três mestres principais, todos falecidos nas prisões chinesas. Dizia-lhes que ansiava por se juntar a eles em breve nos campos de Buda. Responderam-lhe que devia prosseguir a sua actividade pelo bem dos seres e que os três se iam fundir numa encarnação única para o virem ajudar. Rabjam Rinpoche nasceu pouco tempo depois.
Rabjam Rinpoche foi criado pelo seu avô desde os cinco anos de idade e recebeu dele, até à sua partida, a quase totalidade dos seus ensinamentos e das suas transmissões.

Aos vinte e cinco anos assumiu a direcção dos mosteiros de Shetchen no Tibete, no Nepal e no Butão, assim como a construção do mosteiro de Bodhgaya.

Mais recentemente, Rinpoche decidiu consagrar uma parte importante das suas actividades e dos recursos do mosteiro a obras humanitárias (clínicas, escolas, centros infantis…) no Nepal, na Índia, no Butão e no Tibete.

Biografia de Shechen Rabjam Rinpoche (em inglês)

Conheço Rinpoche há muitos anos desde quando ele ainda era criança. É um mestre grandioso por quem nutro o maior respeito e admiração. Considero-o um dos meus mestres mais inspiradores. A sua bondade, a sua sabedoria e também o seu conhecimento e a forma natural e simples com que age são os sinais de um ser excecional.

Related projects