O que somos resulta do que pensámos.

Baseia-se nos pensamentos. É feito de pensamentos. Se falarmos ou agirmos com pensamentos negativos, a dor seguir-nos-á como a roda segue o boi que puxa o carro. O que somos resulta do que pensámos. Baseia-se nos pensamentos. É feito de pensamentos. Se falarmos ou agirmos com pensamentos puros, a felicidade seguir-nos-á como a sombra que nunca se afasta.

-Buda

Acredito que a felicidade é um hábito. Um hábito que se pode adquirir, cultivar e partilhar mas que, como qualquer outro, precisa de condições para se desenvolver, necessita de dedicação e de empenho. Este livro é sobre isso.

É frequente confundirmos felicidade com prazer ou simples bem-estar – mas estes são sentimentos, não só totalmente dependentes de circunstâncias externas, como passageiros e momentâneos. Assim, por falta de reflexão, muitas pessoas pensam que a felicidade consiste em multiplicar os momentos de prazer e eliminar tudo o que incomoda. Mas, infelizmente, esta busca unilateral da felicidade só conduz à ansiedade, ao desespero e à depressão.

Acredito que a verdadeira felicidade é uma energia inteligente feita de alegria, entusiasmo pela vida e grandeza de coração. Algo capaz de abarcar e dar sentido a todos os momentos, os melhores e os piores, os mais grandiosos e os mais simples.

Porque parti na vida achando que não tinha capacidade para ser feliz e reconhecendo que me torturava sem razão e fiz, passo a passo, uma caminhada em direção a uma vida com sentido e uma alegre serenidade, sei que pode fazer o mesmo.
Partilho então consigo o que me foi ensinado e o que eu descobri, ao longo destes quarenta anos de aprendizagem. Possa este livro ser-lhe útil!

No último capítulo do Hábito da Felicidade explico várias práticas de meditação que são fundamentais para a aplicação dos conselhos do livro. Estas meditações podem ser usadas como complemento ao livro ou independentemente do livro e foram gravadas em estúdio com a minha voz.

No respectivo capítulo encontrará um QR code para poder fazer o download das meditações.

Nos média

Entrevista de Tsering Paldron no Azores News

1 comentário

  1. Este livro é uma viagem pelo nosso interior e pela nossa participação na vida ( pessoal e social)… Curiosamente para espinho que , porventura, possamos encontrar há várias palavras de consolo ou de orientação que nos possibilitam reiniciar ou continuar a nossa caminhada de amor próprio e de amor pelos outros. O livro aborda ainda questões do forum das neurociências que expandem o nosso conhecimento e justificam a pertinência da escolha do budismo , no mínimo como estilo de vida, para muitos seres do Planeta. Conteúdo apaziguador e informativo . E tem um bonus precioso que são os apêndices de Prática de meditação. Eu gostei muito, c’est vachement merveilleux!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.